domingo, 22 de maio de 2011

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Quem sou eu como professor e aprendiz?
Não é fácil ser professor nos dias de hoje, atualmente, é muito mais complexo do que foi em alguns anos atrás, porque essa profissão sempre foi de enormes complexidades. Hoje, os professores têm que lidar com diferentes saberes, entre esses saberes encontra-se as novas tecnologias e  com as complexidades vividas no dia a dia. Isto é, o professor precisa esta preparado para enfrentar, os diferentes grupos sociais que frequentam a escola, são crianças de todas as classes sociais, vindas de todo tipo de lugar, desde o ambiente mais simples ao mais sofisticado, quando toda essa clientela chega a escola é que podemos perceber que a escola é realmente um ambiente para todos. È por esse e outros motivos que percebemos a complexidade que ser professor nos dia de hoje, coisa que no passado a escola era só para a elite e para pessoas que queriam realmente se sobressair diante das demais. Quando eu era aluno das serie inicias, tinha na minha cabeça à vontade de superar os meus colegas nas notas, nos trabalhos, nas apresentações cívicas da escola, eu sentia orgulho de estudar, de fazer parte daquele ambiente tão importante para a minha formação como cidadão e como futuro profissional que seria um dia. Hoje em dia, não consigo ver nos meus alunos essa vontade de querer ser o primeiro da sala. Talvez isto tenha a ver no que Antonio Nóvoa disse na sua entrevista ao salto para o Futuro, que “a própria sociedade tem, por vezes, dificuldade em saber para que ela quer a escola”. Antigamente, a escola servia de apoio para as pessoas se darem bem na vida, financeiramente. Hoje, ganha-se dinheiro com muita facilidade, pessoas sem nenhuma formação acadêmica, ganha-se dez vezes mais que qualquer professor seja ele universitário ou das series iniciais como é o nosso caso. Mas, nem por isso devemos ficar desmotivados por que essa foi a profissão que escolhemos e por isso devemos dar o melhor que essa profissão merecer. Particularmente me orgulho de ser professor, e por isso procuro sempre está atualizado e sempre que possível procuro fazer curso como este, que faz com que a gente leia e estude a respeito de diversos temas importantes para a nossa atuação em sala de aula.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário